LOCOMOTIVA. O primeiro serviço público de transporte ferroviário foi inaugurada na Inglaterra, em 1825. Mas bem antes, em 1801, a primeira locomotiva a vapor deslocou-se sobre trilhos com êxito total. Essa máquina foi construída por Richard Trevithick, capataz de uma mina de Cornualha, na Grã-Bretanha. Mas somente em 1828 surgiu a primeira locomotiva a ter sucesso comercial, a Rocket, que atingiu a velocidade de 46 quilômetro por hora. Foi construída por George Stephenson.
Com o tempo, as locomotivas sofreram grandes modificações. Construíram-se caldeiras maiores e aumentou-se o tamanho das rodas motrizes para obter maior potência. Em 1938, a locomotiva britânica Mallard bateu o recorde mundial para máquinas a vapor, atingindo a velocidade de 200 quilômetro por hora. Aslocomotivas a vapor mais modernas consomem óleo ou carvão, que são queimados numa fornalha. Turbos conduzem a fumaça e gases quentes através da caldeira onde a água se transforma em vapor. O Vapor é então concentrado numa câmara cilíndrica, exercendo, por pressão, poderosa força sobre pistões que são ligados às rodas de tração por sistema de alavancas.
a locomotiva Baronesa, utilizada na primeira ferrovia brasileira.
composição puxada por locomotiva a vapor, trafegando no estilo inglês com a mão de direção à esquerda.
teste de um trem de passageiro inglês que viajará a 240 quilômetro por hora.
As locomotivas elétricas foram construídas, pela primeira vez na Alemanha, por Werner von Siemens, que inaugurou a primeira ferrovia eletrificada em Berlim, em 1881. Locomotiva elétricas foram utilizadas na Inglaterra a partir de 1890, e nos Estados Unidos desde 1905. Elas apresentam muitas vantagens: não produzem fumaça nem fuligem, e pode acelerar ou frear rapidamente, o que é essencial nos itinerários de muitas paradas. São impulsionadas por motores elétricos engrenados nas rodas de tração e alimentados por correntes elétricos retiradas dos fios dealta tensão suspensos por cima da linha. Outro tipo de locomotiva é do motor diesel, que surgiu em 1912. Os sistema mais usado é o da “locomotiva diesel-elétrico”, isto é, o motor diesel aciona um gerador de energia que alimenta os motores de tração.
Em alguns países já estão operando máquinas a gás-turboelétricas, em que uma turbina a combustão interna fornece energia para acionar o gerador elétrico.
Escrito por: Maurílio M. A. Santos
Conhecido como: MaurilioTech
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